O clínico geral é o profissional que consegue perceber, de forma ampla, determinado sintoma que está causando as queixas no paciente. Tem uma visão mais global do organismo humano e das patologias que o afetam abrangendo diversas áreas da medicina. A figura desse profissional também é associada ao tradicional ‘médico de família’, que acompanha seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico. Caso necessário, identifica a subespecialidade para dar continuidade ao tratamento específico.

Clínica Médica

É a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar e ambulatorial especializado. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas. A formação em clínica médica é bastante ampla possibilitando melhor interpretação dos dados clínicos e diagnóstico preciso.

Cardiologia

O cardiologista é o especialista que trata as doenças do coração, como arritmias, sopros, coração desproporcional, etc. Cuida também de todo o sistema circulatório sanguíneo, incluindo artérias. Pacientes com quadro de dores no peito, tonturas, cansaço, suor excessivo, inchaço, devem realizar a consulta o mais breve possível, pois são sintomas que podem indicar alguma anormalidade no sistema cardíaco.

Ortopedia

O ortopedista é o médico especializado em cuidar das doenças nos ossos, articulações e músculos, comumente conhecidas como artrite, tendinite, fraturas, mialgias (dores musculares), desgaste nas articulações, lombalgias (dores na coluna lombar e sacral). Cabe ao ortopedista indicar uma radiografia, tomografia, ressonância magnética ou ultrassonografia para melhor detectar a origem do problema do paciente.

Ginecologia

Mesmo que não tenha nenhum sintoma, todas as mulheres devem se consultar com o ginecologista regularmente, como forma de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino (vagina, útero e ovários), e das mamas. As situações mais frequentes detectadas são: alterações da menstruação ou dores dor durante a relação sexual, verrugas vaginais ou vulvares (associadas ou não ao HPV), ovários policísticos, infertilidade, inflamação do colo do útero e vagina (corrimentos), aconselhamento familiar e reprodutivo.

Obstetricia

Quando se descobre grávida o corpo das mulheres entra em uma nova fase e passa por grandes transformações. Tudo ocorre de forma lenta, mas é preciso um acompanhamento médico para saber se tudo está dentro da normalidade. Começa o chamado pré-natal, que acompanha toda a gestação. Nas consultas o médico irá fazer aferições de pressão arterial, do nível de diabetes, verificar o desenvolvimento do feto com a análise do ultrassom, entre outros procedimentos. Tudo para que ocorra dentro do previsto para a mãe e o bebê.

Pediatria

Nas últimas semanas da gestação está na hora de começar a pensar no médico que irá cuidar da saúde do bebê. O recomendável é que a procura aconteça antes do parto, para otimizar e garantir os cuidados necessários nos primeiros dias de vida da criança para o seu pleno desenvolvimento. É importante que na primeira consulta do bebê a mãe leve a caderneta de vacinação e os dados da maternidade informando as condições do parto e os testes aos quais o bebê foi submetido.

Cirurgia Geral

O cirurgião geral detém conhecimento de diferentes áreas e é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas onde são indicadas a realização de cirurgias. Situações mais comuns para as avaliações são: pedra na vesícula (colelitíase), hérnias, dor abdominal, biópsias de lesões, cuidado de feridas e tumorações.

Coloproctologia

Coloproctologia é a área que diagnostica e trata as doenças do cólon, reto e ânus. Alguns dos sintomas avaliados em consulta: caroços internos, hemorroidas externas, fissura anal, fístula, tumores e até doenças dermatológicas que causam alguma coceira e mal-estar.

Oncologia

A oncologia é a área da medicina que trata de pessoas com câncer. Para cada tipo da doença há um médico especializado. Qualquer anormalidade no organismo que persista por muito tempo, como nódulos (caroços) em qualquer parte do corpo, dificuldade em respirar, tosse frequente sem motivo aparente, manchas na pele que estão aumentando de tamanho ou dificuldade em urinar, são sinais que podem indicar o surgimento de um câncer. O médico irá solicitar a realização de exames com biópsia para ter certeza do diagnóstico. Quanto antes começar o tratamento, mais rápido os resultados vão surgir.

Aparelho Digestivo

O gastroenterologista é o médico que cuida especificamente do aparelho digestivo (estômago, intestino delgado, intestino grosso) e o funcionamento dos órgãos internos, como fígado e baço. Se após comer sentir que a comida fica ‘entalada’ ou parece que o estômago não esvazia, mesmo depois de horas de ter se alimentado podem ser sinais que o aparelho digestivo não está funcionando bem. O médico poderá pedir exames de tomografia, ultrassom ou endoscopia para chegar ao diagnóstico.

Encodrinologia

Área responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas das glândulas que produzem hormônios. Realiza a prevenção e tratamento de problemas relacionados a ganho ou perda de peso, de doenças da tireoide, diabetes, alterações menstruais, da puberdade e do crescimento, assim como alterações hormonais na menopausa.

Psiquiatria

O psiquiatra é o médico que estuda, analisa e diagnostica doenças mentais e de comportamento que podem afetar os pacientes e a sua vida social. É o profissional que trata de angústias, anseios, síndromes (do pânico, por exemplo) e que fornece ferramentas para que o paciente possa perceber e encontrar saídas para sua condição. Se for preciso, o psiquiatra pode receitar medicamentos que ajudem a equilibrar o lado emocional da pessoa, a fim de que ela leve uma vida normal.

Cirurgia Vascular

Varizes são problemas frequentes para muitas pessoas e quando querem tratá- las, é o cirurgião vascular que elas devem procurar. Além das varizes, este especialista cuida também de outras patologias relacionadas com circulação sanguínea, nos pés diabéticos, membros com trombose, úlcera venosa, etc. Uma das doenças circulatórias mais graves é o AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou derrame, como é popularmente conhecido.

Urologia

O médico urologista trata das doenças que acometem homens de qualquer idade, de jovens adultos até os da terceira idade. É o especialista que pode ajudar em diversas doenças, como problemas no sistema reprodutor – disfunção erétil, ejaculação precoce, ejaculação retardada, dores no ato sexual – no trato urinário, caso de infecções, DSTs e até cálculos renais.

Neurologia

A neurologia trata de doenças que afetam o sistema nervoso central e o neuromuscular. Uma das mais conhecidas é o Alzheimer que atinge partes importantes do cérebro e faz o paciente perder a memória e diversas funções do seu corpo. Para chegar a um diagnóstico preciso, o neurologista poderá pedir exames mais específicos como tomografias, ressonância magnética e eletroencefalograma.

Nefrologia

As doenças do aparelho urinário são tratadas pelo médico nefrologista, principalmente se atingir o rim. Rápida perda de peso, cansaço excessivo, náuseas ou diminuição no fluxo urinário são sintomas de que alguma coisa está anormal e o médico irá pedir exames, como de ácido úrico, creatinina, ultrassom dos rins, etc para saber a causa da doença.

Pneumologia

É a especialidade médica que trata das doenças nos pulmões e o sistema respiratório. Alguns sintomas que podem indicar a necessidade de consulta com o especialista: dificuldade em respirar, catarro constante sem estar gripado, voz rouca, respiração com ruído. O médico irá solicitar exames como radiografia, tomografia ou mesmo endoscopia para dar um parecer mais correto.

Geriatria

O geriatra cuida dos aspectos físicos, mentais e psicossociais do idoso. É normal pessoas com mais idade ter problemas de saúde. Por isso, a primeira consulta com o geriatra (médico especializado em pessoas com mais de 60 anos) costuma ser mais longa do que a habitual. O médico vai precisar saber do quadro clínico do paciente em detalhes. Se está realizando algum tratamento, os remédios que toma, os sintomas que estão atrapalhando sua rotina, entre outros pontos. Importante lembrar que a geriatria abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso.

Oftalmologia

O oftalmologista é o médico que cuida da visão e doenças que podem surgir nos olhos. Entre os problemas de visão encontram-se a miopia, astigmatismo, hipermetropia e vista cansada. São casos até comuns que exames simples conseguem detectar. Já as doenças nos olhos como: catarata, glaucoma, descolamento de retina, etc são mais complexas, e exames mais apurados podem detectar o problema e indicar qual a melhor cirurgia para correção.

Nutrição

O que comemos tem relação direta com a nossa saúde. A consulta com um nutricionista pode melhorar diversos aspectos do funcionamento do nosso corpo. Sabendo o que comer, quando comer e a quantidade necessária, podem trazer benefícios, melhorar a disposição e principalmente, evitar muitas doenças que são originadas por um mau hábito alimentar.

Psicologia

Especialidade responsável pela prevenção e tratamento de problemas de comportamento, emoções e auxílio na prevenção e tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Os psicólogos podem avaliar e tratar sintomas relacionados a conflitos pessoais e profissionais, orientação de pais e filhos, crises em relacionamentos, depressão, entre outros.

Pequenas Cirurgias

Os procedimentos mais simples podem ser realizados no próprio consultório do médico, são chamadas de ‘pequenas cirurgias’, pouco invasivas e de baixa complexidade. Enquadram-se nesses casos, retirada de pintas ou cicatrizes, correção de unhas encravadas, biópsias entre outros procedimentos.