O que é o exame de audiometria?

Este exame também é conhecido de audiograma e o resultado diagnostica algum problema auditivo, como zumbido, dificuldade em ouvir, etc. O exame é bastante simples e aplicado em cabine acústica, que garante que nenhum ruído externo interfira nos resultados.

Para que serve o exame de audiometria?

O especialista poderá aplicar entre quatro tipos de exame de audiometria, dependendo dos sintomas que o paciente tem: audiometria vocal, audiometria tonal, audiometria infantil e audiometria ocupacional. Na consulta, durante a conversa, o especialista já terá indícios do qual poderá aplicar. Nesse tempo também poderá perceber se o paciente está com alguma dificuldade na audição.

Preparação para a audiometria

É recomendado que o paciente evite nas 14 horas antes do exame, exposição a ruídos muito fortes e constantes. Tomando esse cuidado, o aparelho auditivo estará descansado durante o exame e não sofrerá interferência nenhuma para um resultado mais correto.

O que é o exame de bioimpedância?

Consiste em um exame que mede toda a composição corporal, como o índice de gordura no corpo, a massa muscular, a quantidade de massa magra, volume de água no corpo, entre outros pontos importantes. O aparelho de bioimpedância quase que imperceptível, libera corrente elétrica que chega ao corpo todo. Pois como nosso organismo é formado por maior parte de líquido, a corrente é distribuída mais facilmente.

Para que serve o exame de bioimpedância?

Onde tem pouco líquido em nosso organismo, a corrente não flui com tanta facilidade, sinal de que algo está atrapalhando. Com resultados da composição corporal muito mais precisos, é possível fazer exercícios físicos mais focados para combater as regiões onde estão as gorduras localizadas.

Preparação para o exame de bioimpedância

O exame de bioimpedância é simples e não causa nenhuma dor. Mas é bom seguir algumas recomendações, veja como se preparar:

  • Evite consumir bebidas alcoólicas 48 horas antes do exame
  • Não faça nenhuma atividade física intensa na véspera do dia marcado
  • Evite o consumo de bebidas diuréticas para não ocorrer a perda de líquido no corpo
  • Faça jejum de 4 horas antes do exame
  • Não vá ao banheiro 30 minutos antes de iniciar o exame de bioimpedância
  • Para as mulheres: evite fazer o exame no período de menstruação, pois nesta fase, o corpo retém líquido e interfere no resultado final

O que é o exame de captura híbrida

É um exame molecular capaz de diagnosticar o vírus do HPV, ainda que não tenham aparecidos os primeiros sintomas da doença. O exame é de alta sensibilidade para detecção dos tipos de vírus HPV com maior risco de causar câncer.

Para que serve o exame de captura híbrida?

O exame indica se o vírus é de alto ou baixo risco para causar câncer de colo uterino. O vírus pode ficar inativo (sem causar danos) por até 15 anos após a contaminação da pessoa, por isso é importante o exame mesmo em quem não apresenta os sintomas. O vírus ataca homens ou mulheres e para tratar cada um, é preciso retirar uma pequeníssima amostra em regiões genitais (biópsia) durante o exame médico.

Preparação para o exame de captura híbrida

Homens e mulheres precisam seguir algumas normas antes de realizar o exame. O médico poderá detalhar melhor outras precauções:

  • Para as mulheres:
  • Evitar relações sexuais três dias antes da consulta com o ginecologista
  • Se estiver menstruada, adiar o exame
  • Para os homens:
  • Se a coleta for pela uretra, permanecer quatro horas sem urinar antes de realizar o exame
  • Não ter relações sexuais três dias antes do exame
  • Se a coleta for no pênis, não deve ser feita a higiene local por pelo menos 8 horas que antecedem o exame

O que é o exame de colposcopia

Para que serve o exame de colposcopia?

Com o exame de colposcopia é possível ver pequenas alterações ou protuberâncias internas no órgão genital da mulher, como verrugas genitais, inflamação do colo do útero, pólipos e até outras situações como dor pélvica ou sangramento após a relação sexual. Caso sejam identificadas alterações, o médico pode coletar uma pequena amostra da região para enviar para biópsia em um laboratório.

É importante salientar que o exame só é recomendado para mulheres sexualmente ativas. Em virgens, existe outro tipo de exame, a vulvoscopia.

Preparação para os exame de colposcopia

A paciente precisa tomar alguns cuidados antes da realização do exame para que os resultados sejam os mais corretos, incluindo:

  • Evitar o uso de ducha vaginal antes do exame
  • Evitar o uso de absorvente interno nas últimas 24 horas
  • Não ter tido relação sexual nas últimas 48 horas
  • Não ter aplicado nenhum tipo de medicamento na região vaginal

O que é o exame de ecocardiograma

Este exame possibilita saber das condições das câmaras cardíacas (auricular e ventrículos), válvulas, paredes cardíacas, grossos vasos e pericárdio. O exame de ecocardiograma é indolor e não invasivo. É colocado no peito do paciente na área onde está o coração, um ecografo que emite sinais que são transmitidas em forma de gráfico para um monitor. Desta forma, o especialista consegue visualizar internamente, como está sua condição cardíaca.

Para que serve o exame de ecocardiograma?

Muitas vezes as doenças cardíacas não apresentam nenhum sintoma. Só ao longo do tempo os primeiros sinais começam a aparecer, mas isso já pode significar que a doença está avançada. Por isso é importante fazer o exame de ecocardiograma para que sejam identificadas diversas anomalias cardíacas, como: doenças das válvulas, a função do coração, anomalias congênitas, tamanho do coração, derrame pericárdico, etc.

Preparação para os exame de ecocardiograma

Não existe uma preparação especial para realizar o exame. Mas alguns cuidados básicos são sempre bem-vindos:

  • Evitar comidas muito ‘pesadas’ (gordurosas)
  • Evitar ingerir bebida alcoólica na véspera
  • Chegar ao local do exame descansado e relaxado
  • Usar roupas confortáveis

não precisa ser agendado

O que é o exame de eletrocardiograma

Este exame avalia as condições da atividade elétrica do coração, como o ritmo, a velocidade de suas batidas, a quantidade de batidas por minuto, etc. Os resultados são transcritos para gráficos e que o especialista consegue identificar qualquer alteração ou anomalia.

São presos nos punhos, tornozelos e no peito (região do coração) eletrodos que captam a atividade do coração. O paciente fica deitado e totalmente relaxado durante o exame, a fim de não interferir nem alterar os resultados.

Para que serve o exame de eletrocardiograma?

Todas as informações transcritas nos gráficos são avaliadas pelo especialista. É possível saber, por meio do exame de eletrocardiograma, arritmias cardíacas, alterações nas paredes do coração, sopro cardíaco e até princípios de infarto. Como as doenças coronarianas não dão sinais aparentes no início, realizar o exame é uma forma de prevenção e evitar o agravamento da saúde.

Preparação para os exame de eletrocardiograma

Por ser um exame não invasivo, não existem recomendações específicas. O paciente só precisa ficar relaxado durante o exame. Pessoas que tenham algum problema locomotor, como Parkinson, pode ter alguns dados alterados. Mas o médico poderá avaliar sua condição.

O que é o exame de espirometria

É um exame que avalia as condições como fluxo e quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, também é conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro.

Para que servem os exames de espirometria?

Doenças como asma, alergias respiratórias ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) são diagnosticas neste exame. Alguns sintomas que o paciente tenha podem sugerir a necessidade da realização do exame de espirometria, como tosse persistente com ou sem escarro; falta de ar frequente; deficiência respiratória que piora com exercícios ou atividades físicas; padrão de respiração anormal; apneia (pausa respiratória temporária sem motivo aparente).

Preparação para os exames laboratoriais

Devido a diversidade de exames, cada um deles exige um preparo diferente. Ao marcar o exame o laboratório passa as informações necessárias que devem ser tomadas para garantir resultados mais efetivos.

Preparo para o exame de espirometria

Antes de se submeter ao exame de espirometria é aconselhável seguir algumas recomendações para que a capacidade pulmonar não sofra ações que possam alterar o resultado. Veja como se preparar:

  • Não fumar por, pelo menos, 1 hora antes do exame
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas até 24 horas da hora marcada
  • Não fazer uma refeição pesada antes do exame
  • Comparecer com roupas confortáveis que não estejam apertadas

O que são exames laboratoriais?

São os exames mais comuns a serem solicitados e podem verificar as condições de saúde do paciente e rastreamento de doenças durante as consultas de check-up.

De acordo com os resultados, o médico pode solicitar exames mais específicos se notar que existe alguma anormalidade em algum deles para chegar a um diagnóstico mais preciso.

Para que servem os exames laboratoriais?

Entre os exames laboratoriais mais comuns estão: sangue, glicose, colesterol, ácido úrico, fezes, urina, entre outros. Por exemplo no de sangue pode ser verificado o nível de glóbulos brancos e vermelhos, a quantidade de glicose, entre outros pontos. O exame de fezes identifica a presença de vírus, bactérias e parasitas no sistema digestivo. Dependendo dos exames realizados o médico fará a avaliação do paciente e indicará o melhor tratamento.

Preparação para os exames laboratoriais

Devido a diversidade de exames, cada um deles exige um preparo diferente. Ao marcar o exame o laboratório passa as informações necessárias que devem ser tomadas para garantir resultados mais efetivos.

O que é o exame Holter 24h?

Semelhante a um eletrocardiograma, mas avalia o ritmo do coração por 24 horas. É indicado em pessoas com palpitações ou falta de ar que ocorrem em intervalos irregulares.

São colocados 4 eletrodos no peito do paciente, ligados a um dispositivo que fica na cintura coletando os batimentos cardíacos. Durante o período do exame o paciente deve realizar suas atividades habituais para ver as condições físicas (exceto tomar banho, pois não é possível retirar o aparelho).

Para que serve o Holter 24h?

O uso prolongado permite que o Holter 24h possa fazer uma avaliação das condições normais do dia a dia do paciente: jornada de trabalho, durante atividade física e durante o sono.

Qualquer alteração, como tontura, dor no peito ou outro sintoma, deve ser anotada para avaliação do médico. O Holter 24h é uma maneira mais segura do cardiologista analisar qualquer alteração na rotina cardíaca do paciente.

Preparação para o Holter 24h

Existem algumas recomendações que devem ser seguidas para que os resultados não sejam alterados:

  • Evite alimentos e bebidas estimulantes, como café, refrigerante com cafeína, bebida alcoólica, chá verde, etc
  • Não aplicar cremes ou pomadas que impeçam a aderência dos eletrodos
  • Homens com muitos pelos no peitoral deve realizar a depilação com lâmina
  • Tomar banho antes dos exames. Enquanto estiver com os eletrodos, não será possível banhar-se
  • Se fizer uso de medicamentos, continuar com sua rotina normal
  • Durante o período de uso do Holter 24h, evitar dormir com travesseiro ou colchão magnético para não interferir no dispositivo

O que é o Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial 24h?

Consiste no monitoramento contínuo da pressão arterial pelo período de 24 horas. A medição ocorre a cada 20 minutos no período diurno e à noite, a cada 30 minutos. Os dados são armazenados em um dispositivo colocado na cintura. Dessa forma, é possível verificar se há alguma alteração significativa na pressão arterial no período de 24 horas e correlacionar com a atividade realizada.

Para que serve o M.A.P.A. 24h?

Muitas pessoas, pelo simples motivo de estar em um consultório médico apresentam alteração na sua pressão (situação conhecida como Hipertensão do Jaleco Branco).

Depois, os dados coletados são transferidos para um sofisticado software que realiza a leitura e oferece ao cardiologista um panorama da pressão arterial do paciente.

Preparação para o exame de M.A.P.A. 24h

Alguns alertas para se submeter ao M.A.P.A. 24h:

  • Marque o exame em um dia em que sua rotina seja a habitual
  • Tome banho antes da colocação do dispositivo, pois não poderá ser retirado no período de 24h
  • Interromper o uso de medicamento anticoncepcional por, pelo menos dois dias antes do exame
  • Se estiver tomando algum medicamento, listar as doses e horários

O que é o exame de mapeamento de retina?

É conhecido mais popularmente como ‘exame de fundo de olho’ ou ‘fundoscopia’ e é feito para observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens. O oftalmologista utiliza o oftalmoscópio que projeta um feixe de luz diretamente no olho.

Nesse exame o especialista consegue identificar possíveis alterações e se houver necessidade, pode solicitar exames mais específicos para um diagnóstico mais preciso.

Para que serve o exame nasofibrolaringoscopia?

No exame de mapeamento de retina podem ser detectadas diversas doenças oculares como glaucoma, descolamento de retina, tumor, inflamações, falta de fluxo de sangue.

Sintomas originados por outras doenças como o diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas também podem ser diagnosticadas, pois alteram os nervos e vasos oculares.

O exame de mapeamento de retina também é feito em bebês prematuros, pois devido à sua condição, pode ocorrer a retinopatia da prematuridade, que provoca alteração nos vasos sanguíneos do bebê.

Preparação para o exame de mapeamento de retina

Para realizar o exame é necessário que o paciente vá acompanhado, pois a visão fica fragilizada por cerca de quatro a seis horas, tornando perigoso até o ato de caminhar sozinho.

O que é o exame de nasofibrolaringoscopia?

Toda mulher, após iniciar a vida sexual, deve fazer anualmente o exame de papanicolau, especialmente entre 25 e 60 anos. Para fazer o exame, o ginecologista utiliza um pequeno instrumento na vagina, chamado de espéculo, para que permaneça aberta durante a realização do procedimento.

O ginecologista realiza uma observação cuidadosa da região interna e se notar alguma alteração na parede do colo do útero, é feita coleta de material para análise laboratorial. Com o resultado é possível identificar uma série de doenças e realizar o tratamento preventivo.

Para que serve o exame nasofibrolaringoscopia?

Com o exame Papanicolau é possível diagnosticar diversas doenças, entre elas, a inflamação vaginal, as doenças sexualmente transmissíveis e até câncer de colo de útero.

Durante a observação, o ginecologista pode perceber se há alguma inflamação no aparelho sexual que indica a presença de bactérias, corpos estranhos ou nódulos. Se houver necessidade, é retirada uma amostra da parede uterina para realização de exame mais elaborado para diagnóstico mais apurado. O resultado consegue identificar possíveis tumores que podem evoluir para um câncer de útero, por exemplo.

Preparação para o exame nasofibrolaringoscopia

Recomenda-se jejum de pelo menos duas horas antes de sua realização. O exame de nasofibrolaringoscopia pode ser aplicado em adultos ou crianças de qualquer idade. É um procedimento indolor e o único sintoma pode ser um leve desconforto como uma pressão dentro do nariz. A aplicação do spray anestésico contribui para amenizar esse incômodo.

O que é o exame de Papanicolau?

Toda mulher, após iniciar a vida sexual, deve fazer anualmente o exame de papanicolau, especialmente entre 25 e 60 anos. Para fazer o exame, o ginecologista utiliza um pequeno instrumento na vagina, chamado de espéculo, para que permaneça aberta durante a realização do procedimento.

O ginecologista realiza uma observação cuidadosa da região interna e se notar alguma alteração na parede do colo do útero, é feita coleta de material para análise laboratorial. Com o resultado é possível identificar uma série de doenças e realizar o tratamento preventivo.

Para que serve o exame papanicolau?

Com o exame Papanicolau é possível diagnosticar diversas doenças, entre elas, a inflamação vaginal, as doenças sexualmente transmissíveis e até câncer de colo de útero.

Durante a observação, o ginecologista pode perceber se há alguma inflamação no aparelho sexual que indica a presença de bactérias, corpos estranhos ou nódulos. Se houver necessidade, é retirada uma amostra da parede uterina para realização de exame mais elaborado para diagnóstico mais apurado. O resultado consegue identificar possíveis tumores que podem evoluir para um câncer de útero, por exemplo.

Preparação para o exame papanicolau

O exame panicolau é simples e dura apenas alguns minutos, mas é preciso uma preparação para o procedimento ocorrer de maneira mais tranquila:

  • Evitar relações íntimas nos dias anteriores, mesmo com o uso de preservativo
  • Não fazer ducha íntima antes da realização do exame
  • Interromper o uso de medicamento anticoncepcional por, pelo menos dois dias antes do exame
  • Não comparecer ao exame no período menstrual

O que é o exame de radiologia?

Os exames de radiologia conseguem fornecer imagens internas do corpo humano, incluindo ossos e determinados órgãos, tecidos e até músculos. Entre os vários tipos de exames radiológicos existentes, estão: a radiografia (raio X), a angiografia, a urografia excretora, gastrintestinal inferior e gastrintestinal superior e a venografia. Cada exame é específico para se chegar a determinado diagnóstico, dependendo de cada paciente o médico irá solicitar a mais indicada.

O tempo para realização do exame de radiologia irá depender de qual deles será feito. Mas o mais simples (radiografia de tórax-pulmão) leva apenas alguns minutos.

Para que servem os exames de radiologia?

Como é um processo não invasivo, os exames de radiologia são importantes para diagnosticar algum problema interno no paciente. No caso de ossos, se estão fraturados ou trincados; em órgãos: ver se estão normais e não apresentam nenhuma alteração como nódulos, tumores; em tecidos e músculos é possível verificar se estão íntegros.

De acordo com o quadro clínico do paciente, o médico irá avaliar e indicar o melhor tipo de exame radiológico para cada caso.

Preparo para os exames de radiologia

Nos exames radiológicos, os pacientes são submetidos a uma mínima carga de radiação, por isso é necessário tomar algumas precauções antes de realizar o exame:

  • Grávidas devem informar o médico de sua condição
  • Retirar qualquer tipo de adereço de metal (brincos, colares, piercings, óculos, etc)
  • Se o exame exigir o uso de contraste, os procedimentos são mais rigorosos e neste caso, o laboratório fornecerá as informações necessárias

O que é o teste ergométrico?

O objetivo do teste ergométrico é avaliar como anda o funcionamento do coração durante o esforço físico. Por isso, o paciente caminha em uma esteira ou pedala em uma bicicleta ergométrica – iguais as que existem nas academias – para simular situações rotineiras que podem causar algum desconforto, como subir escadas ou uma ladeira, por exemplo.

Também é conhecido como teste do esforço e antes de aplicá-lo o médico precisa analisar o histórico de cada paciente e sua pressão arterial no momento.

O teste ergométrico dura em média 13 minutos, e nesse período a intensidade da atividade vai aumentando para saber o limite do esforço físico que o paciente pode suportar sem prejudica sua pressão arterial.

O teste deverá ser feito por um profissional de saúde devido a possibilidade de pausa do exame casa haja algum sintoma.

Para que serve o teste ergométrico?

O teste ergométrico é solicitado quando existe a suspeita de doenças coronarianas com sinais de: dor no peito durante esforço físico, algum tipo de tontura, palpitações, etc. São indícios que podem estar associados a doenças coronarianas e, portanto, precisam ser analisados mais profundamente. Outras indicações que pedem a aplicação do teste ergométrico são:

  • Suspeita de doenças do coração, como angina, ou pré-infarto
  • Arritmias ou sopro cardíaco
  • Avaliar o coração para liberação de atividade física

Preparo para o teste ergométrico

Antes de aplicar o teste é recomendado seguir algumas orientações, como:

  • Evitar exercício físico 24 hora antes
  • Dormir bem na véspera do teste ergométrico
  • Não realizar jejum
  • Ingerir alimentos com itens de fácil digestão, como maçã, arroz, iogurte, etc duas horas antes do teste
  • Vestir roupa confortável para fazer os exercícios
  • Não fumar por duas horas antes da aplicação do teste
  • Se estiver sob medicação, levar o nome dos remédios

O que é o exame de ultrassonografia?

O exame de ultrassonografia não emprega radiação ionizante para produzir imagens. Assim, pode ser usado em grávidas sem risco para a gestante ou o bebê. A técnica utilizada é de ondas sonoras de alta frequência que, ao encontrar órgãos e tecidos, reproduzem os ecos que são convertidos em imagens, que podem ser vistas em um monitor ligado ao aparelho. Tudo isso em tempo real, por isso é que podemos ver o bebê se mexendo no caso de acompanhamento pré-natal.

Para que serve o exame de ultrassonografia?

O exame de ultrassonografia também é utilizado para detectar doenças de tecidos moles que ficam ‘invisíveis’ na radiografia comum. O exame consegue distinguir tumores com líquido de tumores sólidos, facilitando chegar a um diagnóstico mais preciso. O exame de ultrassom pode identificar alguma alteração interna nos tecidos, que pode ser um tumor, mas não consegue distinguir se é cancerígeno, mas pode auxiliar no diagnóstico para guiar uma agulha de biópsia, por exemplo.

Preparo para o exame de ultrassonografia

O exame de ultrassonografia não exige nenhum tipo de preparação, mas dependendo da área a ser analisada será preciso seguir alguns cuidados simples, fazer o exame em jejum, tomar laxante horas antes do exame, ingerir líquido para inflar a bexiga, etc. O médico ou laboratório irá passar as informações necessárias antes da realização do exame.

O que é o exame de vulvoscopia?

O exame é feito com a utilização de colposcópio, instrumento que permite aumentar a visão da superfície da pele e mucosas em cerca de até 40 vezes. Com esse recurso, o ginecologista irá avaliar a parte externa das estruturas do órgão genital feminino como a vulva, a região perianal, as pregas da raiz das coxas e a entrada da uretra, e a vagina. Por ser uma área complexa e propícia para a instalação de bactérias, origens de muitas doenças, a realização da vulvoscopia é muito importante para prevenção da saúde da mulher.

Para que serve o exame de vulvoscopia? Com o exame de vulvoscopia, o ginecologista pode identificar uma série de doenças, como: coceira crônica na vulva, neoplasia intraepitelial vulvar, líquen plano ou escleroso, doença de Behet, psoríase, candidíase, cancro furunculose, herpes, molusco contagioso, HPV, presença de carrapato, larvas, etc. O exame também permite diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis e até casos mais graves como o câncer e, por isso, é muito importante que as pacientes realizem o exame regularmente para estarem com a saúde em dia.

Preparo antes do exame vulvoscopia Como é um exame no órgão sexual da mulher, região altamente sensível, algumas recomendações são importantes para que os resultados sejam os mais corretos possíveis:

  • Evitar contato íntimo 48 horas antes do exame
  • Evitar depilação na região íntima 48 horas antes do exame
  • Não introduzir nada na vagina como: medicamentos vaginais, cremes ou absorvente interno
  • Evitar fazer durante o período menstrual, sendo ideal fazer o exame antes da menstruação